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Como a história da nossa colonização foi tratada no filme A Missão?

Como a história da nossa colonização foi tratada no filme A Missão?

O filme conta à história da disputa entre espanhóis e portugueses pelo território onde se localizam as missões jesuítas. Padre Gabriel está do lado dos índios, contra os mercenários, mas se opõe à força e à violência, opção de Dom Rodrigo. … Apesar disso, e talvez por causa disso, o índio era o bom selvagem.

Qual a importância dos jesuítas para a educação brasileira?

Os jesuítas empreenderam no Brasil uma significativa obra missionária e evangelizadora, especialmente fazendo uso de novas metodologias, das quais a educação escolar foi uma das mais poderosas e eficazes. Em matéria de educação escolar, os jesuítas souberam construir a sua hegemonia.

Como foi o encontro entre os jesuítas e os indígenas?

O termo interculturalidade denota a ideia de que existam possibilidades de diálogo entre culturas, portanto, podemos conceber o contato entre jesuítas e índios como um encontro intercultural, tendo em vista a comunicação estabelecida pela troca de elementos simbólicos.

Como foi a educação jesuitica no Brasil?

O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios, para isso primeiramente teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos de ensino, os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios. Na grade de ensino, era lecionada ciência sagrada e teologia.

Quais as características do Ratio Studiorum?

Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.

Como era organizado o plano de ensino oferecido pelos colégios dos jesuítas?

Os Jesuítas primeiro introduziram o ensino profissional. … Esse ensino era organizado em classes para contar, ler, soletrar, escrever e rezar em latim. Com as crianças indígenas os padres recolhiam o material para a organização da língua.

O que estabelecia o sistema educacional jesuítico?

O sistema educacional jesuítico, que era bastante tradicionalista, estabelecia que o aluno era passivo no seu processo de educação, que a educação precisaria ser prática e com forte base teológica.

O que é Ratio Studiorum Yahoo?

Conjunto de normas criado para regulamentar o ensino nos colégios jesuíticos. Sua primeira edição de 1599, além de sustentar a educação jesuítica ganhou status de norma para toda a Compainha de Jesus.

O que era o Ratio Studiorum Brainly?

Significa o plano de organização de estudo da companhia de Jesus. É uma coletânea que possui experiencias vivenciadas nas escolas romanas. Sendo que o objetivo da obra era instruir os jesuíta docentes a compreenderem a importância do cargo que ocupavam.

Qual a relação entre a aprendizagem de ofícios e o Ratium Studiorium?

A aprendizagem de ofícios faz parte do programa educacional dos jesuítas, conforme as diretrizes propostas pelo Ratium Studiorium. Neste caso, os ofícios, assim como a ação pedagógica e cultural, eram uma necessidade para suprir as demandas do mundo do trabalho na sociedade colonial.

Em que consiste a pedagogia catequética?

Consiste em organizar a interação entre as verdades de fé e os interlocutores (catequistas e catequizandos) em vista de cumprir a tarefa evangelizadora da formação do seguidor.

Como era o incentivo dos mestres jesuítas aos melhores alunos?

Os mecanismos de incentivo ao estudo implicavam castigos corporais e prêmios, louvores e condecorações, além da prática da denúncia ou delação (SAVIANI, 2008, p. 52). Dessa forma, os jesuítas adotaram o modus parisiensis desde o primeiro colégio fundado em Messina e, posteriormente, consagraram-no na Ratio Studiorum.

Quais foram as principais estratégias de catequização dos jesuítas?

A arquitetura e a escultura serviram como estratégia de catequização dos indígenas, assim como o uso das linguagens artísticas: música, dança e teatro. A arte unida a educação serviram de estratégia para a catequização dos índios.