Pular para o conteúdo
Início » Por que falar diferente da norma padrão não é errado?

Por que falar diferente da norma padrão não é errado?

Por que falar diferente da norma padrão não é errado?

Na língua falada não pode existir certo ou errado, o mais importante é que as pessoas se entendam, que a comunicação seja feita de maneira eficiente. … Sabemos também que há situações em que as variedades não padrão, permeadas por suas gírias e regionalismos, cumprem a contento a missão de comunicar.

Qual o problema de falar errado?

Falar errado pode ter a ver com deficiência auditiva, flacidez muscular, distúrbios neurológicos, emocionais e autismo. Flacidez muscular: tônus muscular é uma parte importante para a fala correta. Ele começa a ser desenvolvido na amamentação.

O que é a taquifemia?

Linguagem precipitada ou taquifemia (do latim taqui, rápido e femia fala) é um distúrbio de fluência da fala caracterizada por uma pronuncia percebida como anormalmente rápida e irregular, com pausas entre as frases e sintaxe e gramática inadequados para a boa compreensão da frase.

Onde se fala o português mais correto?

E no Brasil? Vários estudos apontam o Maranhão como o local onde se fala mais correctamente a língua portuguesa, facto que terá que ver com a explosão cultural registada nesta região durante a época dourada do cultivo de algodão. É nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por “Atenas Brasileira”.

Qual a diferença da norma culta para norma padrão?

Percebemos, assim, que a normapadrão é a norma da gramática e a norma culta é a variedade lingüística do uso real dos falantes com escolarização superior completa, ou seja, aqueles que têm mais contato com a escrita.

Por que existem as variedades linguísticas Se há uma norma padrão?

Isso ocorre porque elas seguem a evolução do mundo – tecnologia e comunicação, por exemplo – acompanham também cada situação cotidiana em que precisamos nos comunicar, tanto na escrita quanto na fala.

Porque crianças falam errado?

As causas do falar errado Falar errado pode ter a ver com deficiência auditiva, flacidez muscular, distúrbios neurológicos, emocionais e autismo. Flacidez muscular: tônus muscular é uma parte importante para a fala correta. Ele começa a ser desenvolvido na amamentação.

Como lidar com alunos que falam errado?

Quando há um problema, o tratamento geralmente consiste em terapia fonoaudiológica, que se vale de brinquedos para facilitar o contato com o especialista da área, e aconselhamento familiar – afinal, em casa, todos devem colaborar.

Como se chama a pessoa que escreve de trás para frente?


Escrever palavras de trás para frente, como se o texto tivesse sido colocado diante de um espelho, pode ser um sinal do distúrbio da dislexia. A escrita espelhada decorre da dificuldade na formação de palavras e no aprendizado do alfabeto, presente nos disléxicos em idade escolar.